Tendo em vista as Assembleias Eclesiais de 2027-2028, após a conclusão da XVI Assembleia Geral Ordinária, em outubro de 2024, a Secretaria Geral do Sínodo – lê-se em um comunicado – decidiu reunir em Roma, de 23 a 25 de junho, os responsáveis pelos organismos continentais (CELAM, SECAM, FABC, CCEE, FCBCO, entre outros), representantes da América Latina, África, Ásia, Europa, Oceania, Oriente Médio e América do Norte, acompanhados pelos coordenadores das equipes sinodais continentais. No centro dos trabalhos estará a recente publicação “Rumo às Assembleias 2027-2028. Etapas, critérios e instrumentos para a preparação”. Na tarde de quinta-feira, 25 de junho, o Papa Leão XIV encontrará os participantes e dialogará com eles na sede da Secretaria Geral do Sínodo.
Ao longo dos três dias, os trabalhos serão dedicados à troca de experiências em andamento e à identificação de dinâmicas comuns e de questões que exigem um aprofundamento compartilhado, a partir da escuta dos principais avanços na implementação do Documento Final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Parte das atividades, organizadas em sessões plenárias e grupos de trabalho, será dedicada ao acompanhamento das Igrejas locais e dos agrupamentos de Igrejas, com atenção especial também ao papel da comunicação. No último dia, os participantes refletirão sobre as Assembleias continentais — etapa de um percurso mais amplo de assembleias eclesiais que culminará na Assembleia de outubro de 2028 —, em particular sobre os critérios de participação e a questão da representatividade, os resultados esperados e o papel da Secretaria Geral.
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui.