Papa

Pedida abertura de Causa de Beatificação da Irmã Paulina Sens

Associação das Irmãs Franciscanas de São José A Congregação das Irmãs Franciscanas de São José oficializou, na noite de domingo, 21 de junho, o pedido para a possível abertura do inquér...

Pedida abertura de Causa de Beatificação da Irmã Paulina Sens

Associação das Irmãs Franciscanas de São José

A Congregação das Irmãs Franciscanas de São José oficializou, na noite de domingo, 21 de junho, o pedido para a possível abertura do inquérito da Causa de Beatificação de Irmã Paulina Sens. O ofício foi entregue ao bispo da Diocese de Rio do Sul, Dom Adalberto Donadelli Júnior, durante a Missa de Ação de Graças pelos 24 anos de falecimento da religiosa, que dedicou cerca de 60 anos de sua vida ao serviço da comunidade de Ituporanga e região, especialmente por meio de sua atuação junto ao Hospital Bom Jesus (HBJ).

A celebração reuniu um grande número de fiéis, religiosas da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José, familiares e pessoas que conviveram com Irmã Paulina ao longo de sua trajetória missionária. Conhecida carinhosamente como a "Mãe dos Pobres", a religiosa permanece viva na memória da comunidade pelo testemunho de fé, simplicidade, caridade e dedicação aos mais necessitados.

Durante a celebração, presidida por Dom Adalberto, os presentes também puderam conhecer melhor as etapas e os critérios exigidos pela Igreja Católica para um processo de beatificação. O bispo explicou que a entrega do ofício representa um importante passo inicial, manifestando oficialmente o desejo da Congregação de iniciar a fase preparatória para uma possível abertura da causa.

O pedido também é resultado de um caminho de reflexão iniciado pela Congregação, após inúmeras manifestações da comunidade que, ao longo dos anos, passou a demonstrar cada vez mais o desejo de ver reconhecida a trajetória de vida da religiosa. 

Segundo Irmã Edelir Stupp, diretora do Hospital Bom Jesus e que por mais de 14 anos conviveu com a religiosa, o pedido nasce da devoção e do testemunho deixado por Irmã Paulina ao longo de sua vida." A fama de santidade de Irmã Paulina não surgiu agora. Ela permanece viva no coração de muitas pessoas que conviveram com ela ou que foram tocadas pelo seu testemunho de amor, serviço e dedicação aos mais pobres. Este pedido é fruto da oração, da escuta da comunidade e do reconhecimento de um legado que continua produzindo frutos", destacou.

Ao receber o documento, Dom Adalberto ressaltou que a entrega do ofício representa apenas o início de uma caminhada que exige prudência, estudo e discernimento por parte da Igreja. "A Igreja possui critérios muito claros para analisar uma causa de beatificação. Este é um primeiro passo importante, que será acolhido e estudado com toda a seriedade necessária. É um momento significativo para a Congregação, para a Diocese e para todos aqueles que guardam com carinho a memória de Irmã Paulina Sens", afirmou.

Mais do que um ato formal, a celebração foi marcada pela emoção e pela gratidão. Rogério Mendonça, ex prefeito da cidade de Ituporanga atendeu a pedidos da religiosa, entre os anos de 1993 e 1996, ele relembra que a religiosa fez a diferença para a comunidade. “Ela ajudou a construir muitas casas para os mais necessitados e vinha por muitas vezes solicitar ajuda da prefeitura e nós enquanto gestão publica ajudava com tijolos, e pra nós é uma alegria muito grande poder ter participado”, conta.  

Os familiares da religiosa que também estiveram presentes manifestaram a alegria e satisfação pela fama de santidade da religiosa. Carlos Sens, sobrinho de Irmã Paulina Sens, relembra  que o convívio com a religiosa era bem próximo. E a família está bem confiante. “Todos da família estão muito contentes, estamos muito esperançosos que essa beatificação vai acontecer”, destacou.

Para dar sequencia ao processo a Congregação das Irmãs Franciscanas de São José, já nomeou o Postulador Paolo Villota, que reside em Roma/Italia, que fará todo o encaminhamento junto ao Vaticano.  Segundo a presidente da Associação das Irmãs Fraciscanas de São José,  Irmã Zulmira Martins, a entrega do pedido representa um marco importante, mas também o início de um longo caminho de discernimento e investigação por parte da Igreja.

"Estamos dando o primeiro passo de um processo que pode levar muitos anos e que será conduzido com todo o rigor e prudência que a Igreja Católica exige. Neste momento, apresentamos oficialmente o pedido para que a vida, as virtudes e a fama de santidade de Irmã Paulina Sens sejam avaliadas pela Diocese."

A religiosa explica que, após a fase diocesana, toda a documentação será encaminhada ao Vaticano para análise de especialistas, historiadores e teólogos." É um caminho que passa pelo reconhecimento das virtudes heroicas, pela comprovação da fama de santidade e, posteriormente, pela análise de possíveis graças e milagres atribuídos à sua intercessão. Somente após todas essas etapas a Igreja poderá se manifestar sobre uma eventual beatificação."

O caminho para a beatificação é um processo rigoroso conduzido pela Igreja Católica e pode levar anos. Ele é composto por diversas etapas de análise e discernimento.

1. Pedido de abertura da causa: Tudo começa com o pedido formal para que a Igreja avalie a vida, as virtudes e a fama de santidade da pessoa. Foi esta etapa que a Congregação das Irmãs Franciscanas de São José oficializou ao entregar o ofício ao Bispo da Diocese de Rio do Sul.

2. Fase Diocesana: Caso o pedido seja acolhido, a Diocese inicia uma investigação local. Nessa etapa são reunidos documentos, escritos, fotografias, testemunhos e relatos de pessoas que conheceram o candidato. O objetivo é comprovar suas virtudes cristãs, sua reputação de santidade e a relevância de sua vida para a Igreja.

3. Análise pelo Vaticano: Concluída a fase diocesana, toda a documentação é enviada ao Dicastério para as Causas dos Santos, no Vaticano. Especialistas, teólogos e historiadores analisam minuciosamente o material apresentado.

4. Reconhecimento das Virtudes Heroicas: Se a Igreja concluir que a pessoa viveu de forma exemplar as virtudes cristãs, ela recebe o título de "Venerável".

5. Reconhecimento de um Milagre: Para a beatificação, é necessário o reconhecimento de um milagre atribuído à intercessão do Venerável, ocorrido após sua morte. O suposto milagre passa por rigorosa investigação médica, científica e teológica.

6. Beatificação: Com a aprovação do milagre pelo Papa, a pessoa é proclamada "Beata", podendo receber culto público em determinadas regiões, dioceses ou congregações religiosas.

7. Canonização: Para que seja declarada santa, geralmente é necessário o reconhecimento de um segundo milagre ocorrido após a beatificação. Após nova análise e aprovação da Igreja, o Papa proclama oficialmente a canonização.

Mesmo após 24 anos de seu falecimento, a presença e o legado de Irmã Paulina Sens seguem vivos na comunidade de Ituporanga. Seu túmulo está localizado no Jazigo das Irmãs Franciscanas de São José, no Cemitério Católico de Ituporanga, próximo ao Hospital Bom Jesus, no centro da cidade de Ituporanga. Desde sua partida, o local recebe constantemente a visita de fiéis, familiares, amigos e pessoas que encontram em sua história um testemunho de fé, serviço e dedicação ao próximo.

Outra importante referência para quem deseja conhecer mais sobre a trajetória da religiosa é o Memorial Irmã Paulina, localizado nas dependências do Hospital Bom Jesus. O espaço foi idealizado e inaugurado em 2016 com o objetivo de preservar sua história e manter viva a memória de sua missão junto à comunidade. Aberto à visitação, o memorial reúne objetos pessoais, fotografias, documentos e uma linha do tempo que retrata a vida e a atuação de Irmã Paulina Sens, especialmente sua dedicação ao Hospital Bom Jesus e às pessoas mais necessitadas da região.

Para a Congregação das Irmãs Franciscanas de São José, tanto o túmulo quanto o memorial se tornaram locais de oração, gratidão e encontro com a história de uma religiosa que marcou gerações pelo exemplo de simplicidade, caridade e amor ao próximo.

Nascida em 30 de maio de 1919, no  interior do município de Angelina/SC, Irmã Paulina Sens ingressou na Congregação das Irmãs Franciscanas de São José no ano de 1939. Em 1944, já consagrada religiosa, veio para Ituporanga, onde iniciou uma longa trajetória de dedicação ao Hospital Bom Jesus (HBJ) e à comunidade.