Um clima de gratidão pairava na Basílica de São Pedro entre os sacerdotes que, nos últimos quatro dias, viveram uma experiência missionária a partir de Porto San Giorgio, na Itália, andando de dois em dois, sem dinheiro, para anunciar o Evangelho. Apesar do calor e do cansaço, percebia-se alegria e força em seus rostos. Trata-se de cerca de 800 sacerdotes, formados, em sua maioria, nos seminários Redemptoris Mater da América do Norte, Central e do Sul.
No Altar da Cátedra, na Basílica de São Pedro, na tarde da última quarta-feira, 24 de junho, o grande grupo participou de uma missa na Solenidade da Natividade de São João Batista, presidida por dom Javier Del Río, arcebispo de Arequipa, no Peru. Pela manhã, eles participaram da Audiência Geral com o Papa e foram inclusive saudados pelo Pontífice ao final do encontro:
“Recebo com carinho os sacerdotes do Caminho Neocatecumenal, vindos de diversos países: desejo que a oferta diária do sacrifício eucarístico seja para vocês um apoio no ministério em favor do Povo de Deus.”
“Um dom imenso” e “uma confirmação na fé” ter estado durante a manhã com o Papa, ter recebido a saudação e “celebrar aqui a Eucaristia”, destacou na homilia o arcebispo peruano que presidiu a celebração eucarística. Dom Javier dirigiu palavrs de esperança mesmo diante das dificuldades que os sacerdotes possam encontrar ao longo da vida, e um incentivo ao anúncio do Evangelho.
“É Deus quem, nesta tarde, dirige a cada um de nós uma palavra irrevogável: ‘Tu és meu servo’”, lembrou ele, “sobre quem manifestarei a minha glória”, como se lê na Primeira Leitura, extraída do Livro do profeta Isaías. “Deus, com sua Palavra — prosseguiu ele —, nos confirma em nossa vocação missionária como sacerdotes diocesanos missionários”, o que corresponde ao que Deus, por meio do Espírito Santo, inspirou os Padres conciliares.
Referindo-se às palavras de Jesus, quando diz que, entre os nascidos de mulher, não surgiu ninguém maior do que João Batista, mas que o menor no Reino dos Céus é maior do que ele, dom Del Río exortou a acolher essa Palavra. “Nascemos da Palavra que quis chegar até nós por meio do kerygma e fomos introduzidos em uma iniciação cristã que nos leva à maturidade da fé. O Senhor nos torna participantes da vitória de nosso Senhor Jesus Cristo sobre o pecado e a morte. Esta é a boa nova que somos chamados a levar até os confins da terra”. “Somos filhos da Igreja — concluiu ele — e a Igreja conta conosco para a nova evangelização”.
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui.